Logo JAC.png

Formação de Corte de Presunto

 

Com um aproveitamento real inferior a 50%, o presunto é um produto delicado e complexo, sobre o qual se impõe esmero. Não há meio termo, saber cortar faz a diferença entre perder ou ganhar. 

Sendo formador credenciado e cortador profissional com larga experiência, concebi em 2017 o Projecto Formativo de Corte de Presunto especialmente destinado e ajustado às necessidades das empresas e profissionais da hotelaria, restauração e retalho para quem o corte de presunto é uma mais-valia.

Academia AUCHAN

Academia AUCHAN

Formação de Corte de Presunto na Academia AUCHAN

O projecto formativo é composto por três módulos com as seguintes componentes:

  1. Componente teórica, que consubstancia a aprendizagem e transmite conhecimentos essenciais à identificação das características, distinções e tipologias de presuntos, assim como a capacidade para identificar fraudes e deficiências nos produtos;

  2. Componente prática, que visa promover o desenvolvimento das técnicas e aptidões de corte, de manipulação e valorização do presunto;

  3. Componente de especialização e aperfeiçoamento, centrada nos aspectos mais profissionais, como o olhar estratégico sobre a rentabilidade e aproveitamento de cada peça, as técnicas de empratamento e apresentação, e a resolução prática dos problemas e anseios mais frequentes que os cortadores enfrentam em contextos reais, seja em eventos, hotéis, restaurantes ou charcutarias.

Logo JAC.png

Formação Hotelaria, Restauração e Catering

​São raros os produtos alimentares com valor unitário tão alto como o do presunto ibérico, e, por isso, saber cortar faz a diferença entre perder ou ganhar.                                         

20210312_104019.jpg

Na génese dos Programas Formativos Jaques Abreu da Costa, está o reconhecimento de que a Hotelaria Restauração e Catering são as actividades onde servir presunto com qualidade tem cada vez mais relevância. Este programa formativo é muito completo, tem por base a experiência profissional comprovada nestas três vertentes, e é totalmente ajustado a cada empresa.

Apresente-nos aqui as necessidades do seu negócio; em conjunto desenvolveremos uma formação à sua medida dos seus objectivos.  

Logo JAC.png

Formação Indústria e Retalho Alimentar

O aumento da procura de produtos ibéricos gerou uma nova pressão na indústria e nos estabelecimentos de distribuição alimentar.

O corte ao momento na presença do cliente é cada vez mais valorizado, mas apresenta-se como um enorme desafio num mercado sem tradição nem profissionais.

Sem formação adequada não é possível servir com eficácia, rentabilidade e elegância.

Os consumidores têm hoje a expectativa de consumir produtos de charcutaria de qualidade em doses individuais, finamente cortadas e embaladas a vácuo.

IMG-20210501-WA0040.jpg
Logo JAC.png

Formação Individual e Personalizada de Corte de Presunto

Além da suculência e dos sabores delicados, o presunto ibérico é uma peça complexa, de corte meticuloso, que exige esmero, e que nos envolve em métodos e rituais como nenhum outro alimento. Não são só os sabores, é um todo…

                                                                   

IMG-20200927-WA0028.jpg

Se é um apaixonado por presunto, ou se tem ambições profissionais nesta especialidade da charcutaria fina, a “Formação Individual Personalizada” ajudá-lo-á a desenvolver as competências necessárias para o eficaz corte e serviço deste produto tão enigmático. A metodologia aplicada nesta formação individual é baseada nos programas de formação para os sectores da “Indústria | Retalho Alimentar”, e “Hotelaria Restauração e Catering” desenvolvidos por Jaques Abreu da Costa, embora permita ser personalizada e ajustada aos desafios específicos de cada cliente individual (também pode ser aplicada para um pequeno grupo de amigos ou família). Apresente-nos aqui as suas ideias e expectativas; em conjunto desenvolveremos uma formação à sua medida.