Afinox, o suporte de presunto inteligente

Recordando uma expressão bem popular, o presunto é sempre o “Rei da festa”, seja em que contexto

for. Não há nada que se lhe compare, claro está, se for um presunto dos bons, cortado a preceito, servido à temperatura ideal (entre os 20 e os 24 graus), e em perfeita harmonia com um bom vinho. Mas, para quem anda nisto há algum tempo, tanto por cá como por Espanha, há algo muito especial que acrescenta ainda mais élan ao Rei: o suporte de presunto.

Suportes “há muitos, seu palerma”, mas quando falamos de presunto de qualidade, falamos obrigatoriamente do Jamonero Afinox, o trono do monarca.

Em 2005 os irmãos António e Pascual Tomás fundaram em Valência a empresa Afinox, que revolucionou o conceito que existia de suportes de presunto. Há sem dúvida um antes e um depois da Afinox. Os geniais irmãos Pascual tiveram a sorte (daquelas “sortes” que dão muito trabalho) de desenvolver um verdadeiro objecto de design de simplicidade quase absurda, mas que desafia, simultaneamente, espaço, movimento, equilíbrio e estabilidade, qualidades essenciais para a arte do corte de presunto à faca. Hoje, cortar presunto com uma “tábua” tradicional fixa, de “pau”, equivale a perder quase metade do valor do presunto que lá se corta, ou, melhor, cortar hoje com um Afinox equivale a ganhar quase o dobro do que se ganharia com um suporte tradicional, e isso, sem qualquer dúvida, é mais do que inteligente, é ser revolucionário.

Gracias hermanos Tomás!


Jaques

9 visualizações0 comentário